A importância de contratar um designer
Bom, para começar vou falar aqui neste post um pouco sobre a profissão, a importância que é em contratar um designer gráfico, os benefícios e como achar um bom profissional, pois sabemos que hoje em dia está cheio de “designers sobrinhos” espalhados na cidade, com certeza você já deve ter ouvido falar de algum próximo a você.
Pois bem. Vou começar explicando o que é um designer.
Designer é um profissional especialista que estuda, cria e projeta soluções inovadoras. O designer utiliza diversos conhecimentos teóricos e/ou práticos, tecnologias e métodos para propiciar um projeto com menor custo, mais eficiência e que transmita o propósito da empresa. Ele trabalha em vários segmentos, como na área de comunicação impressa e/ou digital de uma empresa, no desenvolvimento de projetos de produtos ou na criação de conceitos visuais para ambientação de lojas ou eventos, por exemplo. No âmbito dos produtos, ele ainda cria soluções mais inteligentes, bonitas, confortáveis e seguras para os consumidores. Sem esquecer dos aspectos estéticos, pois eles costumam atrair os clientes para a escolha de uma marca, produto ou serviço. Ou seja, o designer materializa ideias e pensamentos por meio de desenhos, imagens, grafismos, materiais, cores, tipografia, etc.
Esse profissional é aquele cara que não pode ficar de fora. O designer deve ocupar um cargo estratégico dentro de qualquer empresa. E caso, sua empresa por mais que seja pequena ou até mesmo um MEI, com certeza deve estar perdendo espaço para o seu concorrente que trabalho com um.
Como diversas empresas (no caso MEI, pequenas empresas e até grandes empresas) não valorizam o designer, vou contar para você os benefícios em contratar um profissional qualificado.
Otimização de custos, gerando maior lucro. Melhor organização na informações, estimulando o consumidor com maior eficiência. Distinção da imagem de uma empresa, destacando-a do seu concorrente. Aumento da credibilidade trazendo mais confiança a marca. Expressando valor dando mais qualidade ao serviço ou produto. Possuir soluções mais inteligentes e criativas, enriquecendo o portfólio da empresa. E muitas outras coisas que acontecem no dia-a-dia em que as vezes nem percebemos.
Depois de tudo isso você deve ter ficado com vontade de contratar um profissional e testar quão ele poderá ser importante para o seu negócio. Então aqui vai uma dica, consulte pessoas que foram atendidas por um bom designer ou você pode também fazer uma busca no Google mesmo, mas antes de contratá-lo veja seu portfólio, lá terá exemplos de trabalhos realizados, clientes que já foram atendidos, as áreas em que o designer atua. Acredito que um bom profissional tem todas essas informações disponível em seu site ou em algum lugar na internet.
Na minha opinião, recomendo escolher profissionais com talento, experiência de mercado e que se preocupem com normas técnicas e legais, que trabalhem dentro dos conceitos éticos-profissionais. Eles terão mais capacidades de avaliar, analisar e propor soluções para os problemas que envolvam projetos de design. O designer é quem vai representar a sua empresa.