Uma empresa deve investir desde o início em comunicação?
Se sua resposta foi sim, você está correto. Agora, se sua resposta foi não, você está muito enganado. Muitas empresas que iniciam ou que já estão no mercado acreditam que comunicação é gasto e preferem investir em outros setores. Poucos sabem que uma boa comunicação faz com que seus consumidores comecem a observar a empresa e iniciar a uma admiração e percepção na identidade e comportamento.
Deve-se pensar em comunicação como investimento e que aplicada da maneira correta trará novas receitas. Muitos dados nos fazem refletir, principalmente em quanto deve ser este investimento.
É no início que deve ser dedicado um esforço maior, nesse momento esse tipo de investimento é prioritário, pois as empresas precisam mostrar quem elas são, definir seu público-alvo e se posicionar no mercado.
Empresas jovens e pouco conhecidas devem investir de 12% a 20% do faturamento, diferente das empresas já consolidadas no mercado que investem de 6% a 12%, pois, seus consumidores já conhecem a marca e elas já passaram por esse processo de um investimento mais intenso em comunicação. Já ganharam engajamento de seus consumidores, autoridade e maior visibilidade.
Assim, conforme a empresa cresce essa porcentagem tende a diminuir, mas isso não quer dizer que o valor do investimento será menor, claro que será proporcional as metas que almejam alcançar.
Para se destacar da concorrência e se manter competitivo procure um profissional que dê suporte e auxilie no setor. Já que é um processo necessário e traz um bom retorno nas vendas. Além de aumentar a percepção da marca, que somente será possível por conta deste investimento e que ainda será responsável por muitas vendas indiretas no futuro.