Se sua resposta foi sim, você está correto. Agora, se sua resposta foi não, você está muito enganado. Muitas empresas que iniciam ou que já estão no mercado acreditam que comunicação é gasto e preferem investir em outros setores. Poucos sabem que uma boa comunicação faz com que seus consumidores comecem a observar a empresa e iniciar a uma admiração e percepção na identidade e comportamento.

Deve-se pensar em comunicação como investimento e que aplicada da maneira correta trará novas receitas. Muitos dados nos fazem refletir, principalmente em quanto deve ser este investimento.

É no início que deve ser dedicado um esforço maior, nesse momento esse tipo de investimento é prioritário, pois as empresas precisam mostrar quem elas são, definir seu público-alvo e se posicionar no mercado.

Empresas jovens e pouco conhecidas devem investir de 12% a 20% do faturamento, diferente das empresas já consolidadas no mercado que investem de 6% a 12%, pois, seus consumidores já conhecem a marca e elas já passaram por esse processo de um investimento mais intenso em comunicação. Já ganharam engajamento de seus consumidores, autoridade e maior visibilidade.

Assim, conforme a empresa cresce essa porcentagem tende a diminuir, mas isso não quer dizer que o valor do investimento será menor, claro que será proporcional as metas que almejam alcançar.

Para se destacar da concorrência e se manter competitivo procure um profissional que dê suporte e auxilie no setor. Já que é um processo necessário e traz um bom retorno nas vendas. Além de aumentar a percepção da marca, que somente será possível por conta deste investimento e que ainda será responsável por muitas vendas indiretas no futuro.